Internet
Mar Digital apoia Throes + The Shine no Festival da Canção
O palco do Festival da Canção 2020 já se encontra pronto e os primeiros ensaios já decorreram na arena do Coliseu de Elvas.
Depois da vitória do Salvador Sobral, a RTP tem vindo a apostar na descentralização do certame. Em 2018, o festival teve lugar na cidade de Guimarães e no ano passado rumou a Portimão. O palco de Elvas volta mais uma vez a apostar em LEDs e, em conformidade com os anos anteriores, a apresentar uma estrutura diferente e adaptada ao Coliseu.
Das duas semifinais do concurso saíram oito finalistas, Bárbara Tinoco, Elisa, Filipe Sambado, Throes + The Shine, Jimmy P, Tomás Luzia, Kady e Elisa Rodrigues, mas apenas um conquistará uma viagem até Roterdão para representar Portugal na Eurovisão. O tema será escolhido com base na votação do júri e do público, num esquema de 50/50.
Mar Digital apoia participação dos Throes + The Shine
Nesta edição do Festival da Canção, a Mar Digital realizou um trabalho de apoio na divulgação da televotação dos Throes + The Shine, pois o vocalista, Mob Dedaldino, é ex-aluno da Escola Profissional Raul Dória, nossa cliente.
“Muito obrigado pelo suporte” foram as palavras dirigidas à Mar Digital pelo Mob Dedaldino, partilhadas no seu Instagram, relativamente ao nosso trabalho. Aproveitamos para partilhar que foi com um enorme prazer que realizamos este trabalho, desejando a todos os concorrentes boa sorte para a final de hoje à noite!
Os portuenses Throes + The Shine, que começaram por ser a junção da banda pós-hardcore Throes com o duo The Shine numa mistura de rock e kuduro e evoluíram para mais do que isso, sem tanto rock como no início, trouxeram com eles Movimento, a chamar a atenção com dança.
Festival da Canção aposta cada vez mais no digital
O Festival da Canção nos últimos anos tem-se tornado cada vez mais digital. Depois de a RTP auscultar a opinião dos seguidores das redes sociais do Festival da Canção, eis que nasce o #SemFiltro especial Festival da Canção, conduzido pela repórter Joana Martins, que gere a componente digital da marca Festival da Canção.
O #SemFiltro especial Festival da Canção partilha semanalmente às 18h de todas as quartas-feiras as novidades do mundo da Eurovisão e da seleção nacional no YouTube do Festival. Os diretos acontecem também às quartas-feiras, pelas 16h, no Facebook e Instagram.
As plataformas digitais, além de meios de comunicação do antes, durante e pós Festival, também se têm afirmado como ótimos meios para medir o favoritismo do público, no que às músicas concorrentes diz respeito.
YouTube revela os favoritos do público
É normal haver as habituais análises e apostas sobre o favoritismo de cada canção, no entanto, uma métrica que se tem tornado progressivamente mais notória é a plataforma YouTube. Os fãs do Festival da Canção decidem as suas preferências depois de algumas escutas dos vídeos oficiais colocados pela RTP.
Isto é uma espécie de sondagem e apesar de algumas tendências serem claras, ninguém pode afirmar que estes vão ser os resultados finais, no entanto, as músicas ‘O Jardim’ e ‘Telemóveis’ foram tanto vencedores da votação do Festival como foram das visualizações online.
Na edição deste ano, a atuação de Bárbara Tinoco foi uma das mais vistas e comentadas nas redes sociais. No Youtube, o tema “Passe-Partout”, composto por Tiago Nacarato, soma mais de 900 mil visualizações, tendo já entrado nas tendências.