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5 motivos para investir no Google Ads

Se ainda não utiliza o Google Ads, está a perder clientes a cada minuto que passa! Por isso, leia atentamente todas as dicas que lhe vamos disponibilizar!

A importância de uma comunicação digital para qualquer negócio é indiscutível. Afinal, o número de consumidores de lojas online não tem parado de crescer nos últimos anos.

Só em Portugal, o comércio eletrónico de bens de grande consumo deverá alcançar cerca de 376 milhões de euros em 2022, ou seja, 1,6% das vendas, segundo os resultados do relatório Nielsen “Future Opportunities in FMCG E-Commerce”.

Porém, não basta apenas ter diferentes canais digitais para fazer uma boa comunicação. É fundamental uma produção de conteúdo relevante, a realização de gestão e otimização e trabalhar em campanhas de publicidade. É de salientar que o mercado online é extremamente competitivo.

Se está a pensar aderir com toda a força ao mercado digital, sem dúvida que será essencial anunciar no Google Ads.

O Google Ads é uma ferramenta de publicidade do Google. Através desta ferramenta, é possível patrocinar links em forma de anúncios, fazendo com que a sua empresa tenha destaque nos resultados de pesquisa.

Sempre que um usuário pesquisar por palavras-chave que estejam de acordo com seus serviços ou produtos, o Google irá exibir como resultados a sua empresa. O Google Ads irá ajudá-lo a encontrar clientes no exato momento em que eles pesquisarem no Google o que a sua empresa oferece.

Se está decidido a investir a Google Ads, prepare-se para receber diversas informações sobre o assunto. Acredite, você chegou ao sitio certo!

Confira os 5 motivos para investir no Google Ads:

 

1º Alcance as pessoas certas no momento certo

Um dos aspetos vitais para qualquer ação de marketing, sela ela digital ou não, é a capacidade de atingir o público certo. O Google Ads permite uma ótima segmentação do seu público, permitindo criar segmentações para direcionar os seus anúncios apenas para as pessoas que mais lhe interessam. Só para ter uma ideia, pode criar segmentações por cidade, país, sexo, idade, interesses, horários, dispositivo, contexto, canal, entre outras opções.

Este é um dos principais motivos para anunciar no Google Ads, porque dificilmente encontrará outra plataforma poderosa de links patrocinados que lhe permita segmentar de forma tão criteriosa o seu público-alvo.

Da mesma forma que o Google preza pela qualidade da experiência do usuário, ele também oferece essa mesma qualidade para os anunciantes e isso é refletido no Google Ads. Por isso, o Google só irá sugerir a sua empresa, ou seja, exibir o seu anúncio, se efetivamente o seu produto ou serviço for o que o usuário procura.

 

2º Os resultados são mensuráveis 

Outro dos principais motivos para anunciar no Google Ads é o nível de controle que você tem sob as suas campanhas.

Diferentes de outras formas de marketing, o Google Ads permite saber exatamente os resultados que os seus anúncios estão gerando. Através de relatórios detalhados, o anunciante consegue saber exatamente quantas pessoas clicaram no link, quantas visualizações o seu anúncio recebeu e até mesmo quantos clientes finalizaram o processo de compra no seu site.

Anunciar no Google Ads, efetivamente, tem como vantagem um ótimo custo/benefício, pois o retorno do investimento é elevado (ROI). O ROI, ou retorno sobre o investimento, é um termo comum para identificação de retornos financeiros. Esta métrica é utilizada para verificar se a sua campanha está a ser bem-sucedida. No Google Ads, o ROI significa o lucro obtido com campanhas em relação ao investimento realizado nelas. Para calcular o ROI das campanhas, basta utilizar esta fórmula simples:


ROI = (lucro – custos) / custos

Quer ter ainda mais controle sobre as suas campanhas? É simples! Se integrar o Google Ads no Google Analytics, receberá relatórios ainda mais completos, que possibilitam descobrir quanto tempo o usuário permaneceu no seu site, que páginas visitou, a taxa de rejeição, entre muitas outras métricas.

 

3º Só paga se clicarem no seu anúncio

No Google Ads, só pagará por clique. Com uma campanha corretamente produzida e monitorizada, terá o retorno a cada clique, trazendo um visitante de alta relevância para o seu site.

O seu orçamento também fica sob o seu controle. Pode decidir exatamente quanto deseja investir por dia e não há um valor mínimo. Também existem vários modelos de cobrança. O mais comum é o CPC (Custo por Clique) onde o anunciante só paga quando o usuário clica no link do anúncio. Outra das modalidades de cobrança é o CPM (Custo por Mil impressões), onde o valor é debitado a cada mil impressões que seu anúncio recebe. Com base nestas modalidades, a sua empresa pode realizar o cálculo do CPA (Custo por Aquisição) a cada conversão de vendas e/ou o CPL (Custo por lead), que se dá quando você recebe os dados de contacto de um potencial cliente, com grande propensão de venda.

O Google Ads é uma plataforma relativamente barata, em comparação com outras tradicionais, ou até mesmo se compararmos com outros sites que oferecem espaço para publicidade (grandes portais, por exemplo).

Convém ter em consideração se as campanhas serão realizadas por um profissional. Se a campanha não for otimizada com os devidos cuidados, pode-se tornar bem mais dispendiosa do que deveria.

 

4º Tem acesso a informações valiosas sobre os seus clientes

Compreender os seus clientes é a chave para descobrir quais são as suas reais necessidades. Só desta forma poderá direcionar os seus esforços para satisfazer os seus clientes da melhor maneira possível.


O Google Ads produz informações valiosas sobre os hábitos dos clientes, desde a localização, os dispositivos que utilizam, os horários e dias que pesquisam informações, entre outras análises essenciais para qualquer empreendedor. Para aceder a estas informações, pode e deve recorrer ao “Insights sobre público-alvo”.

Este recurso foi criado para o ajudar a encontrar novos públicos-alvo, mostrando informações valiosas sobre as pessoas nas suas listas de remarketing. Por exemplo, se você estiver usando o acompanhamento de conversões do Google Ads, esse recurso poderá ajudá-lo a encontrar públicos-alvo relacionados à lista de remarketing “Todos os conversores” para expandir a segmentação ou ajustar os seus lances para alcançar melhor os públicos-alvo de alto desempenho.

Desta forma, poderá encontrar públicos-alvo novos e relevantes para expandir a segmentação do grupo de anúncios e descobrir as informações demográficas e os locais, dispositivos e interesses que compõem suas listas de remarketing.

Poderá ainda tomar decisões fundamentadas sobre como segmentar os seus anúncios e consequentemente, aumentar as vendas com clientes novos que geralmente realizam conversões no seu site.

Sem dúvida que todas estas informações devem ser utilizadas para melhorar os seus produtos e serviços e torná-los mais relevantes para seus clientes.

 

5º Angariação de novos clientes

Como é de conhecimento geral, o Google apresenta um tráfego bastante relevante. Por isso, anunciar no Google oferece diversas oportunidades para empresas que desejam consolidar uma estratégia de marketing digital.

Os seus anúncios, sejam eles disponibilizados em mecanismos de busca ou em banners exibidos nos sites de parceiros, aparecerão apenas para um público segmentado, altamente relevante para o seu negócio. Isso significa que sua empresa aparecerá para quem realmente está pesquisando pelo seu produto ou serviço.

O Google Ads oferece diversas oportunidades de atração de leads em diferentes estágios do funil de vendas. Apesar de se associar esta estratégia ao fundo do funil de vendas, é possível identificar em que fase jornada de compra é que o usuário se encontra.

Mais que atrair usuários prontos para a compra, é importante desenvolver estratégias de nutrição de leads para usuários que ainda estejam em estágios iniciais do funil de vendas. Esta estratégia permite melhorar a experiência do consumidor em relação à empresa e desenvolver ações de venda e fidelização.

Outro fator que nos leva a investir no Google Ads, é o facto de ser necessário algum tempo para se obter resultados de forma orgânica. A produção de conteúdo e SEO, melhoram os resultados de atração de leads em 54%, no entanto, somente com postagens orgânicas, não será possível atrair o seu público nas proporções que deseja. Será um processo lento e de longo prazo. Por isso, se você tem urgência e quer resultados expressivos e mais rápidos, é preciso investir no Google Ads.

No desenvolvimento das campanhas, como consegue definir o perfil dos usuários aos quais serão exibidos os seus anúncios, terá pessoas a visualizar o anúncio certo para satisfazer exatamente as necessidades do que estão à procura, logo, as chances de conquistar novos clientes são muito maiores. Em suma, não desperdice esta ferramenta do Google!